terça-feira, 30 de novembro de 2010

Livros que recomendo :)

Quem me conhece sabe que eu adoro ler, e tenho um gosto bem eclético pra leitura, leio de HQ até classificados do jornal, gosto de ler livros em que eu consiga imaginar todos os detalhes, livros que viciem, que não me dê vontade de parar de ler, então fiz uma listinha dos livros que mais gostei (que eu lembrei, porque foram tantos...), mas acho que os principais estão aí (;

1.2.3.4. Crepúsculo; Lua Nova; Eclipse; Amanhecer ( Stephenie Meyer )

Acredito que depois de Harry Potter, esses foram os livros mais lidos & vendidos em todo o mundo, talvez porque muitas adolescentes se identifiquem com a Bella (personagem pricipal), a história é perfeita, e o Edward também *-------* é, sou TEAM EDWARD









5.6. Ami O menino das estrelas; A volta de Ami ( Enrique Barrios )
 

Com certeza se eu não tivesse lido a Saga Crepúsculo, esses livros seriam os meus preferidos, a história é muito fofa e parece ser MUITO real, fala sobre solidariedade, amizade, amor, religião... Acho que se todas as pessoas lêssesm esses livros, tenho certeza que o mundo seria um lugar bem melhor, pena que não é muito conhecido :(
 
" É difícil aos dez anos de idade escrever um livro. Nesta idade ninguém entende muito de literatura... Nem se interessa demais: mas eu vou ter que fazer isso, porque Ami disse que se eu o quisesse ver novamente deveria relatar em um livro o que eu vivi a seu lado.
Ele me advertiu que entre os adultos, muito poucos me entenderiam, porque para eles era mais fácil acreditar no terrível do que no maravilhoso."
Essa é só uma pequena introdução, pra quem quiser fazer o upload: http://www.scribd.com/doc/6639671/AMI-O-Menino-Das-Estrelas 


 "Em AMI, best seller mundial (1990) do mesmo autor, o pequeno sábio extraterrestre promete a Pedrinho que retornará á Terra.
Aqui a promessa se cumpre. E Ami não vem sozinho. Traz Vinka, uma garota de outro mundo.
Pedrinho e Vinka têm a oportunidade de visitar outros planetas onde conhecem outros seres muito especiais.
Pouco a pouco a trama de um romance cósmico vai sendo tecida entre duas almas gêmeas, ainda que provenientes de mundos desconhecidos.
Ami procura, através de seus conhecimentos, despertar nos leitores uma nova consciência, mais universalista, mais pacífica, e mais fraterna."


7. Feliz ano velho ( Marcelo Rubens Paiva ) 


       "O que fica em cada um após devorar as letras contidas nas ótimas 276 páginas é bastante particular. Este livro pode servir tanto como lição de superação, quanto de empurrão para aprender a aproveitar melhor a liberdade que temos. Pode ensinar o valor de cultivar os verdadeiros amigos, tanto quanto consolar um coração partido. Ler essa obra de Marcelo Rubens Paiva, hoje em dia, é como assistir um filme velho, repleto de emoções contemporâneas."
O livro é tão bom que fizeram até um filme dele, a algumas semanas atrás assisti no Youtube, mas agora não consegui achar :$ só essa parte: http://www.youtube.com/watch?v=KnC76XbHuhM 

8. Um sonho no caroço do abacate ( Moacyr Scliar )


 
Fui praticamente obrigada a ler esse livro por causa de um trabalho de Literatura e acabei me apaixonando pela história (: 

"Um garoto com um nome pouco comum, Mordoqueu Stern (ou simplesmente Mardo), nascido em uma família de imigrantes de judeus lituanos, acaba se tornando um grande amigo de Carlos, um negro, filho de um consultor jurídico de uma grande estatal que tinha acabado de ser transferido de Salvador para São Paulo. Eles lutam para ficar amigos e lutam para serem aceitos no colégio e nas respectivas famílias..."
O inicio da estrutura narrativa usada pelo autor para uma temática direcionada a adolescentes é perfeita, simples e objetiva.

9. A casa das sete mulheres ( Letícia Wierzchowski )



Eu já tinha assistido a minissérie na Globo, mas como sou apaixonada pela história do meu estado (Rio Grande do Sul) não resisti a tentação de ler o livro também. Esse eu recomendo mais pra quem é gaúcho(a), ou pra quem admira a nossa cultura.
"O romance trata, essencialmente, da perseguição de um sonho, de um ideal: o da liberdade (para os escravos do Rio Grande do Sul) e o da autonomia e independência de um território face ao poder imperial que sangra os produtores da região com impostos e tarifas alfandegárias.
Manuela é a sobrinha mais jovem de Bento Gonçalves, filha da irmã deste, Maria Manuela. As três filhas de Maria Manuela - Rosário, Mariana e Manuela – vão, juntamente com Caetana (esposa de Bento) e respectivos filhos, viver temporariamente para a protegida e praticamente inexpugnável Estância da Barra, propriedade de Ana.
É neste idílico cenário campestre que a jovem Manuela irá narrar as crónicas de amor e de guerra relacionadas com a sua família e que estão na base da construção deste romance."

10. Ana Terra ( Érico Veríssimo )

"Ana Terra descobre, nas terras de seu pai, Maneco Terra, um índio ferido, de tez relativamente clara (Pedro Missioneiro). Olhado com desconfiança pelos Terra, o índio se recupera e acaba permanecendo na fazenda como uma espécie de agregado. Surpreende a todos com suas habilidades campeiras, com seu repertório de histórias e lendas e com sua capacidade de tocar flauta. Na primeira vez que Pedro executa uma música, Ana é tomada de grande emoção.
Até que, por fim, ela termina por se entregar ao missioneiro. Desses furtivos encontros amorosos resulta a gravidez da moça, descoberta pela mãe e também pelo pai, que, escondido, ouve a confissão da filha. Em seguida, Horácio e Antônio, irmãos de Ana, arrebatam Pedro Missioneiro e carregam-no para um ermo, a fim de assassiná-lo, confirmando a visão do próprio índio, que antevira em sonho a sua morte..." 
Substrato histórico: a conquista do território por famílias paulistas e a fundação dos primeiros povoados.


Bem, acho que listei os principais, devo ter esquecido de alguns, mas outro dia eu posto mais'
P.S.: Estou lendo "Blecaute" ( Marcelo Rubens Paiva )

Um comentário:

  1. Boa noite.
    Você sabe me dizer se o livro A VOLTA de Ami - Portugues (Spanish Edition) é escrito em português?
    Queria muito comprar este livro, acho que pela capa estar em português, o livro também estará.
    Pode me ajudar?
    Obrigado!

    ResponderExcluir